Oi

Avaliações de funcionários da empresa Oi: Analista de Desenvolvimento Sistemas

A empres oferece ótimos benefícios para os seus funcionários e existe um plano de carreira em Y bem maduro , tendo opção de fazer job rotation depois de 12 meses no mesmo cargo.
Prós
PLR, Vale Refeição/Alimentação, Plano de Saúde e Odontológico.
Empresa justa, bons benefícios, ótimo ambiente de trabalho
Resposta oficial de Oi
10 de Novembro de 2020
Oi! Ficamos muito felizes com sua experiência! #GenteÉTudo
Trabalhar na TI da Oi é ter que aguentar gestores despreparados e que acham que gritar é a solução pra resolver os problemas
Prós
Beneficios
Contras
gestores
Empresa com excelente estrutura e diversos locais de trabalho espalhados pelo Brasil. Tudo informatizado e com excelente tecnologia. Ótimas condições de trabalho. Deixa a desejar no reconhecimento pessoal dos funcionários e no feedback das equipes, minando assim muitas vezes possíveis promoções e evoluções de carreira.
Prós
Benefícios e salário sempre em dia.
Contras
Departamento pessoas muito distante dos funcionários o que dificulta promoções.
Tive uma ótima carreira pois, me foi dada a possibilidade de aplicar o mais alto nível profissional e com isto em menos de um ano eu recebi uma promoção por mérito, característica da meritocracia, aplicada a todos os profissionais. Tive um enorme apoio da instâncias hierárquicas superiores na produção do meu trabalho assim como em momentos críticos e de conflitos. Os profissionais são altamente qualificados e a grande maioria têm experiências diferentes em outros segmentos de mercado. Não há nenhum "se não" relacionado a esta empresa, pelo contrário, somente boas recordações nas duas passagens que estive fazendo parte do corpo de profissionais.
Prós
Meritocracia, apoio a decisões, disponibilidade tecnológica.
Contras
Desafios muitas vezes limitados por tecnologia muito complexa.
O que pesa na minha avaliação é o fato de existir os plantões 24X7 onde os colaboradores de determinadas equipes não conseguiam ter vida fora da empresa. Constantes acionamentos, problemas complexos, falta de apoio dos supervisores/gerentes. Espero que hoje em dia esta situação tenha melhorado.
Prós
Celular e linha gratuitos
Contras
Pouca qualidade de vida
A empresa costumava zelar por seus funcionários, mas de alguns anos pra cá perdeu totalmente o foco: passou a ter atitudes bizarras de ultra-vigilância e micro-gerenciamento das atividades dos funcionários, quase que na base do açoite a cada passo. Há julgamentos totalmente fúteis e incoerentes, não existe avaliação por performance. Exemplo: - Se um funcionário chega sempre na hora, mas é um inútil, sem saber nem querer fazer seu trabalho direito, ele é louvado; - Se outro funcionário chega todo dia 5 minutos atrasado, mas domina totalmente o trabalho, bate e ultrapassa metas, dá idéias em projetos que poupam muito dinheiro para a empresa e se destaca, esse funcionário não serve e TEM que ser demitido. O RH da empresa virou "super-poderoso" e toma inúmeras decisões ridículas e sem critério algum. Um exemplo atual é vetar a volta de ex-colaboradores, mesmo os escolhidos a dedo por gerentes há décadas na empresa. Não importa se o ex-colaborador saiu sem nenhum atrito e era ótimo profissional, sendo demitido apenas por necessidade de corte de custo: o RH veta porque quer e ponto final, nem discussão existe. Há dezenas de ex-colaboradores que poderiam voltar à empresa já exercendo funções importantes porque conhecem a empresa, os sistemas, as pessoas. Mas o RH prefere contratar gente que vai demorar meses pra começar tentar entender como funciona a empresa e tentar render alguma coisa; enquanto isso a empresa se afunda cada vez mais. A alta direção é extremamente incompetente, assim como um fatia generosa dos gerentes dos níveis mais baixos e praticamente todos os - mais...
Prós
Alguns benefícios, como vale-refeição, porém há um movimento para cortar boa parte deles
Contras
Estagnação, salários baixos e instabilidade para quem não é bajulador, mandos e desmandos da direção e do RH
A empresa possui bons beneficios e otimas oportunidades de aprendizado. Porém, a cultura ainda é cultura de empresa pública e não de empresa privada que precisa ser competitiva para não ser engolida pelo mercado
Prós
beneficios
Contras
cultura
Preocupada com a modernização dos processos e sistemas, atualizando-se sempre no mercado. Voltada para a superação.
Prós
Metodologia de processos
Contras
Liberalidade
um ótimo ambiente de trabalho onde aprendi muito sobre processos e que convivi com pessoas que se tornaram amigas.
Prós
Muito dinâmica em seus projetos e eficaz em seus controles.
Prós
Beneficios
Contras
Planejamento
O grupo de empresas da Oi estimula o crescimento profissional através dos constantes desafios e oportunidades de crescimento. Era difícil se manter motivado com as constantes reestruturações e cortes.
Prós
Contras
Constantes cortes de pessoal
Ambiente agradável, mas difícil de ser promovido. Colegas de trabalho se ajudam bastante em prol do objetivo da empresa. Flexibilidade de horário excelente.
Prós
Contras
PROMOÇÃO - Colaboradores insatisfeitos com salários
Muitos desafios e muitas conquistas e muitas amizades feitas.
Prós
Beneficios
Contras
Não existe meritocracia
  1. Analista de Desenvolvimento Sistemas